sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Singularidade: os ciborgues escaparam da ficção


    Muitos foram os assuntos abordados durante a palestra de Singularidade: os ciborgues escaparam da ficção,  do Professor Hélio Lemes Costa Jr., que também mantém seu blog em  http://heliounifal.blogspot.com.br, pra quem quer conhecer melhor seu trabalho. Resumiremos algumas das tecnologias tratadas durante a palestra.

BionicOpter 

     Da Festo Corporação , que "tecnicamente dominado as características de vôo altamente complexos da libélula", segundo a empresa. O ornitóptero ultralight "pode ​​voar em todas as direções, pairam no ar e deslizar sem bater suas asas." O UAV, que pode ser pilotado via smartphone, está longe de ser tão pequeno como uma libélula, mas com sucesso imita a forma como os controles de insetos seu vôo. Veja o vídeo e se impressione com esta tecnologia.

Asimohonda 


     ASIMO é um robô de 1 metro de altura e 52 quilogramas produzido pela Honda. Seu nome, curiosamente, não é uma referência ao escritor russo de ficção científica Isaac Asimov. Em japonês, ASIMO é pronunciado ashimo, que significa algo como "também com pernas". A sigla ASIMO em Inglês significa AdvancedStep in InnovativeMobility, ou seja, Desenvolvimento Avançado em inovações para Mobilidade. Ele pode andar em superfícies irregulares, virar-se, pegar em coisas e reconhecer pessoas através das suas câmeras que funcionam como olhos. 
     O ASIMO foi atualizado pelos engenheiros da Honda, que levaram 17 anos de trabalho no seu desenvolvimento, dois os quais o ajustaram de tal forma que agora o ASIMO pode correr, com movimentos mais fluidos, atingindo 9 quilômetros por hora. A nova versão apresentada pela Honda em 11 de Dezembro de 2007, tem um sistema de comunicação que lhe confere a capacidade de trabalhar em equipe, partilhar informações e coordenar tarefas. Por causa do sistema de ligação desenvolvido, os robots partilham informações, como a sua localização ou a tarefa que desempenham. Além disso na nova versão, o Asimo ganhou mais sensores, que dão sensibilidade aos dedos para que ele seja capaz, por exemplo, de abrir uma garrafa térmica.

                                                                                                                     


Miguel Nicolelis  


       Miguel Angelo Laporta Nicolelis (São Paulo, 7 de março de 1961) é um médico e cientista brasileiro. É filho da escritora Giselda Laporta Nicolelis. Foi considerado um dos 20 maiores cientistas do mundo no começo da década passada, segundo a revista "Scientific American". Foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009. Nicolelis é o primeiro cientista a receber da instituição americana no mesmo ano o Pioneer e o primeiro brasileiro a ter um artigo publicado na capa da revista Science. Responsável pelo projeto WALK AGAIN (Andar de Novo) tem um projeto ousado que é fazer paraplégico dar pontapé inicial na Copa de 2014, com data
prevista para 12 Junho de 2014, assista a entrevista no vídeo abaixo. 
.




Postagem: Luiz, Luan, Raquel, Ed Carlos, Gabriel   




Nenhum comentário:

Postar um comentário